Caleidos

CALEIDOS CIA DE DANÇA

Sob direção de Isabel Marques, o Caleidos Cia. de Dança, sediada no Caleidos Arte e Ensino, existe desde 1996 e notabilizou-se por propostas inovadoras no campo da dança. 
O Caleidos Arte e Ensino é o espaço criado pela Profa. Dra. Isabel A. Marques e Fábio Brazil para a iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra. Inaugurado em março de 2001.
O Caleidos Arte e Ensino abriga artistas, professores e público leigo em geral através de projetos específicos com cursos, eventospublicações, palestras, espetáculos e apresentações de dança e poesia.
A proposta do Caleidos Arte e Ensino é o diálogo crítico e transformador através da arte. As atividades do espaço articulam os três eixos norteadores de sua proposta ARTE , ENSINO e SOCIEDADE.
A criação do Caleidos Arte e Ensino teve como origem a necessidade dos seus criadores de trabalhar o ensino de Arte distanciando-se tanto dos limites impostos pelas instituições de ensino regular quanto do amadorismo voluntarioso no ensino de arte. 
A proposta do Caleidos Cia. de Dança reafirma a importância do acabamento, da finalização, ou seja, do produto artístico, sem no entanto cair novamente no tradicionalismo. O Caleidos Cia. de Dança abraça a proposta contemporânea da relação entre espaços diferentes e diferenciados para a dança e a poesia que interagem e dialogam com a finalização de produtos artísticos  com a participação do público presente.
Pautado na pesquisa de doutorado de Isabel Marques, a atuação do Caleidos Cia de Dança  rompeu de forma artística, responsável e educacional com a divisão palco platéia, cunhou o conceito de “proposição-cênica” e abandonou a dicotomia entre a atuação do artista e do professor, renovando a produção de dança e ensino no Brasil. Isabel Marques dirigiu/dirige cursos sobre a linguagem da dança e o seu ensino com base nesta proposta para artistas, professores e alunos de inúmeras faculdades de Arte, Educação Física e Dança no Brasil e no exterior.
Propondo mais um passo renovador, juntamente ao poeta e diretor Fábio Brazil, o Caleidos Cia. de Dança encontrou na poesia e na leitura estrutural do texto mais um caminho para ampliar e aprofundar os conceitos que criou e pelos quais tem pautado sua atuação artística e educacional há mais de 10 anos.
No ano de 2001, o Caleidos Cia de Dança estabelece-se em sede própria na cidade de São Paulo e passa a desenvolver projetos em duas linhas principais:
·  Projeto Linguagem. Projeto voltado para a exploração cênica da Linguagem da Dança (princípios de Laban) e exploração das interfaces entre a dança e a educação por meio da interação com o público para a criação de espetáculos de dança.

·  Projeto Cênico. Projeto de cunho artístico performático, que busca as interfaces entre a linguagem poética e a dramaturgia para a dança visando às possíveis relações estruturais entre essas duas formas de arte para a criação de cenas de dança.
Em torno desses dois projetos foram criadas as 07 versões diferentes do espetáculo COREOLÓGICAS – a seqüência de montagens em São Paulo e mais duas, uma no Recife (com Acupe Grupo de Dança, direção de Paulo Henrique Ferreira) e outra em Helsinki – Finlândia. O Caleidos Cia de Dança foi contemplado com a Lei de Fomento à Dança do Município de São Paulo - 2ª edição para a montagem do espetáculo COREOLÓGICAS V (2007/08).
No Projeto Cênico, foram criados os espetáculos POESIA PRESENTE, LUGAR COMUM, GAIOLA!, SILÊNCIO (Prêmio Estímulo da SMC-SP) e ARES FAMILIARES (Prêmio ProAC 2008, SEC-SP).

         O Caleidos Cia de Dança atuou desde sempre em torno de alguns princípios:
·  exploração da linguagem da dança por meio dos estudos de Laban;
·  interatividade como valor estético e educativo;
·  comunicabilidade e diálogo com o público;
·  clareza dramatúrgica;
·  relação da dança com o contexto sócio-afetivo-cultural do público e do entorno.
O Caleidos criou projetos e espetáculos que no conjunto refletem a face híbrida da cia de dança: há espetáculos cujo foco é a dramaturgia e as reflexões que ela provoca – sem, é claro, perder seu compromisso com a arte da dança -, e há espetáculos cujo foco é a linguagem da dança e suas possibilidade de desenvolvimento – sem, é claro, perder seu compromisso com o diálogo com o público.

        O Caleidos Cia de Dança instala-se na interface entre a arte e a educação. Despregando-se dos estigmas convencionais postulados ingenuamente por artistas e professores tradicionais a Cia. de dança desenvolve espetáculos comprometidos com o diálogo e a reflexão com o público – valor da educação – e ao mesmo tempo comprometidos com a interação e pesquisa da linguagem da dança – valor da arte.

          A partir de 2009, com a abertura do Instituto Caleidos e encerramento das atividades do Caleidos Arte e Ensino, na Lapa, o Caleidos Cia. de Dança tem sido convidado a integrar projetos de Companhia Residente em instituições de educação e cultura.

         Em 2009 – Residência na Universidade Anhembi Morumbi.

Conheça mais os trabalhos realizados pelo Caleidos Cia. de Dança
·  Ares Familiares (2009)
É um espetáculo interativo de dança contemporânea do Caleidos Cia de Dança, dirigido por Isabel Marques e Fábio Brazil - co-direção e dramaturgia - cuja base dramatúrgica são as relações familiares que se desenvolvem a partir dos corpos que dançam propondo e convidando o público – jovem, adulto, criança ou idoso - a interagir com os intérpretes, criando e recriando os “ares familiares”. A partir de temas relacionados às interações familiares em sociedade: a cumplicidade, a continuidade, a hierarquia, as histórias, as linhagens foram desenvolvidas as cena e o convite ao público para que integre, conheça, re-leia, refaça e elabore corporalmente a proposta desses espetáculo: ARES FAMILIARES. Contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo em 2008, foi apresentado em 2009 em diversos teatros e espaços cênicos do Estado de São Paulo e continua em cartaz como repertório do Caleidos Cia. de Dança.


·  "Coreológicas IV"
Em 2006, a Caleidos Cia. de Dança comemorou dez anos de trabalho com a montagem COREOLÓGICAS IV, em cartaz de março a junho do mesmo ano. Cada espetáculo COREOLÓGICAS aborda temas de movimento diferentes de forma artística, lúdica e prazerosa para público com diversas culturas corporais. COREOLÓGICAS é um espetáculo verdadeiramente inclusivo, pois convida e agrega, dançando, corpos, idades, etnias, classes e gêneros em processo de apreciação e criação individual e coletiva.  Nesse espetáculo , outras formas de relacionamento entre artistas e público são lançadas estabelecendo uma nova relação entre a dança e a sociedade em que vivemos.
Direção e concepção: Isabel Marques
Artistas convidados: Fabiane Carneiro, Melina Sanchez, Kátia Henrique e Isabel Marques.
Trilha musical: Naná Vasconcelos

  "Lugr Comum"
Estréia em agosto de 2005 - é um espetáculo de poesia e dança. Poemas de DH Lawrence dialogam com as cenas que revelam nuances e motivações sutis e contraditórias da relação afetiva e da vida cotidiana de uma casal de classe média.
Direção e concepção: Isabel Marques e Fábio Brazil
Artistas convidados: Fernanda Mascarenhas e Charles de Santana
Declamação ao vivo: Fábio Brazil


·  "Coreológicas III "
Estréia em setembro de 2004 - para público infantil, jovem e adulto - o Caleidos Cia. de Dança propõe de forma artística o conhecimento dos elementos estruturais da linguagem da dança propostos por Rudolf Laban. O público é chamado a assistir e a participar corporalmente do espetáculo, integrando, assim a atividade estética e educacional.
Direção e concepção:
Isabel Marques Artistas convidados: Fernanda Gusso, Fabíola Neves, Luciana Nunes e Fernanda Mascarenhas
Trilha musical: Barbatuques


·  "Gaiola!"
Estréia em abril de 2004 - O espetáculo gaiola nasceu da vontade de investigar os sistemas de dominação e condicionamento nas relações afetivas e aparentemente normais e universalmente aceitas. A dramaturgia proposta por Fábio Brazil, que é a base do espetáculo de dança, apresenta ao público duas personagens sem nomes, história ou características físicas previamente definidas, vivenciando a relação que o texto busca discutir:  cuidadores e cuidados.  Ao focar essa relação, afloram temas como o confinamento, a dominação, a dependência e os condicionamentos.
Direção e concepção: Isabel Marques e Fábio Brazil
Artistas convidados: Fernanda Gusso e Renata Faria
Participação especial: Charles de Santana
Trilha musical: Fábio Sardo


·  Vozes da Escola
Concebido e dirigido por Isabel Marques, discute por meio da dança o universo da escola pública, suas vicissitudes, necessidades e possibilidades. Participaram do processo de criação do espetáculo somente professoras da rede pública de ensino interessadas em vivenciar a dança como forma de arte e, assim, acumular experiências para seus trabalhos com dança nas escolas de São Paulo. Este espetáculo foi apresentado no Caleidos Arte e Ensino (SP), na Faculdade de Educação da USP, em Centros Unificados de Educação (CEU) da cidade de São Paulo.
 

·  "Silêncio"
Estréia em novembro de 2003 - O espetáculo SILÊNCIO tem como base o poema silêncio  de Fábio Brazil lançado em 2002. O poema focaliza o silêncio de um casal em final de relação, tomando sopa na sua cozinha e, para não se olharem, lendo a embalagens sobre a mesa. No espetáculo, o poema é encenado através da dança. A dança recria o poema relacionando-se com o texto por meio da estrutura da construção poética. A música participa da paisagem sonora suscitada pelo poema e recria passagens construindo relações com a dança. O poema, declamado durante o espetáculo, torna-se pauta e ao mesmo tempo é conduzido pela dança e pela música.
Recebeu Prêmio Estímulo da Secretaria Municipal de Cultura de SP em  2003.
Direção: Isabel MarquesFábio Brazil
Artistas convidados: Soraya Sabino e Marcos Moraes
 

·  "Coreológicas: duos"
Estréia em maio de 2001 - outras formas de relacionamento entre artistas e público são lançadas via temas de movimento de Rudolf Laban.     Composto de proposições cênicas (coreografias) para duos, o espetáculo explora as relações entre a dança contemporânea e as possibilidades de educação em dança por meio do espetáculo. O público participa assistindo (fruição) e/ou entrando na dança (fazer artístico), discutindo em seus corpos elementos da linguagem da dança (corpo, espaço, dinâmicas) com proposta artística/estética.
Direção: Isabel Marques 
 

·  "Cidade em Trânsito"
Estréia setembro de 1998 - foi montado exclusivamente para participar da exposição "Fantasia Brasileira: balé do IV Centenário", no SESC Belenzinho, em 1998. O convite à companhia foi feito em função da proposta artístico-educacional desenvolvida pela companhia desde 1996, que visa a educar via espetáculo de dança, sem, no entanto, pedagogizar a dança.     O espetáculo CIDADE EM TRÂNSITO voltou-se sobre as diversas vozes da cidade de São Paulo, explorando as múltiplas relações interpessoais para o exercício da cidadania nos meios urbanos.     Durante o período da exposição, mais de 3600 crianças, jovens e adultos assistiram e participaram do espetáculo, ampliando sua visão de dança, assim como sobre a cidade de São Paulo, a partir da fruição e da participação corporal no espetáculo. Perguntados sobre o espetáculo, crianças responderam que "gostaram mais de tudo", " esta é uma dança cultural", " a dança de vocês [do Caleidos] é diferente da dança da televisão". Um aluno da rede pública declarou ao final que " eu senti um show dentro de mim".
Direção: Isabel Marques 
 

·  "Coreológicas"
Estréia dezembro de 1996 - O espetáculo COREOLÓGICAS foi pioneiro na proposta de interatividade com o público, envolvendo crianças, jovens e adultos. Apresentado por todo o Brasil, Canadá e Europa nos anos de 1996-2001  teve como foco o trabalho coreográfico com base nos temas de movimento de Rudolf Laban, integrando no mesmo espetáculo a possibilidade de apreciação estética e de aprendizado da dança via participação crítica e criativa do público.
Projeto desenvolvido e apresentado até setembro de 2001.
Direção: Isabel Marques


PRÊMIOS RECEBIDOS

- BOLSOS VITAE DE ARTES – FUNDAÇÃO VITAE
Projeto Terpsicore – espetáculo Corpo Dócil – Isabel Marques, em 1993

- PRÊMIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO:
Circulação do espetáculo Silêncio, de Fábio Brazil e Isabel Marques, em 2003/04.

- LEI DE FOMENTO À DANÇA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO 2ª. EDIÇÃO:
Projeto Coreológicas – produção e montagem do espetáculo Coreológicas V, direção de Isabel Marques, circulação do espetáculo, curso de formação de professores, seminário, 2007/08.

- PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Montagem e produção do espetáculo Ares Familiares, co-direção de Isabel Marques e Fábio Brazil, em 2008/2009.

- LEI DE FOMENTO À DANÇA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO 6ª. EDIÇÃO:
Projeto Retratos – produção e montagem do espetáculo Coreológicas-Ludus e Quatro Cantos, direção de Isabel Marques e Fábio Brazil; circulação dos espetáculos, curso de formação de professores, seminário, eventos Diálogos com quem faz Arte, 2009/10.
 


ALGUNS TRABALHOS:




Ares Familiares Chegança - http://www.youtube.com/watch?v=P4Ia8PnWwiU

Projeto Dança Escola São Carlos (exercícios) - http://www.youtube.com/watch?v=7IKjrDUA7d0

Espetáculo Caleidos São Paulo V Fórum Pesquisa em Arte - http://www.youtube.com/watch?v=qv-JDKrMbU8



BIBLIOGRAFIA:


ACADÊMICA: Débora Pinheiro Damasceno


Download dos arquivos desse trabalho:

http://www.sendspace.com/file/lnoqt7