Lia Rodrigues


LIA RODRIGUES COMPANHIA DE DANÇAS




Lia Rodrigues nasceu em 1956 é integrante do movimento que construiu uma linguagem para a dança contemporânea no Brasil consolidando assim um núcleo de pesquisa e discussão da dança. Lia é paulista, mas mora no rio de janeiro. E ganhou o prêmio de melhor coreógrafa em 1993 conferido pela Funarte.
Passou pelo curso de História na USP, participou do movimento estudantil dos anos 70, criou sua própria Cia em 1990 e o Festival Panorama Rio Arte de Dança em 1992.
A Cia de Danças Lia Rodrigues foi fundado em 1990 no Rio de Janeiro, com o intuito de estimular a reflexão, proporcionar espaços para debates, sensibilizar outros indivíduos para as questões da arte contemporânea, gerar encontros intelectuais e afetivos, além de apoiar e investir na formação e informação de novas platéias.
Lia Companhia de Dança é reconhecida nacional e internacionalmente, realiza atividades pautadas pela reflexão, sensibilização para as questões da arte e formação de novas platéias.
A Cia funciona o ano inteiro com aulas, ensaios do repertório, trabalho de pesquisa e criação e conta sempre com a colaboração dos seus artistas bailarinos, que diariamente trazem suas experiências e sugestões para os ensaios e discussões em aula e são das aulas que saem os temas para as coreografias. Além das aulas de clássico, dança contemporânea e improvisação, faz parte da preparação dos bailarinos leituras de textos e discussões entre si e com pesquisadores e críticos de arte e dança. Atualmente mantém seus trabalhos na Casa de Cultura da Maré no morro Timbau. Ao fazer a mudança para a Maré, a Cia passou a oferecer aulas e oficinas para os jovens da comunidade e fez doação de livros e vídeos de dança para o acervo do local. A Cia realiza espetáculos gratuitos de outras companhias e artistas convidados e mostra de filmes de arte.
Lia Rodrigues Companhia de Dança recebeu uma homenagem do Programa Petrobras Cultural 2006/2007 recebendo um patrocínio de 2 anos para manutenção e difusão do seu repertorio.


Projetos


Projeto Compagnonnage: em 2007, a Companhia iniciou uma experiência de “compagnonnage” com o Teatro Jean Villar de Vitry-sur-Seine − uma cidade nos arredores de Paris, onde beneficiou o público de Vitry e da Maré, com o estreitamento da relação e da troca de ideias e reflexões.

O Centro de Artes da Maré: foi criada em 2007 na comunidade de Nova Holanda, Maré, Rio de Janeiro, com o objetivo de ser um lugar de partilha, convivência, troca de saberes, e direcionamento para a formação, a criação, difusão e produção das artes.

Dança para Todos: é na Maré que a companhia também desenvolve este projeto, com aulas gratuitas de consciência corporal, dança contemporânea para jovens e dança criativa para crianças.


PRÊMIOS

1995 - Bolsa Vitae de Artes
1995 - Prêmio Estímulo - Ministério da Cultura
1994 - Troféu Mambembe - Melhor Coreógrafa - Ministério da Cultura
2000 - Prêmio Rio Dança "Coreógrafo" - AQUILO DE QUE SOMOS FEITOS
2000 - Prêmio Rio Dança "Trilha Sonora" para Zeca Assumpção- AQUILO DE QUE SOMOS FEITOS
2002 - Herald Angel - Melhores Espetáculos do Festival de Edimburgo Escócia, Reino Unido -AQUILO DE QUE SOMOS FEITOS
2003 - Prêmio do Público - FIND 11 º Festival International de Nouvelle Danse, Montréal, Canadá
2007 - Herald Angel - Melhores Espetáculos do Festival de Edimburgo Escócia, Reino Unido - ENCARNADO


CRIAÇÕES
2009 - pororoca
2008 - CHANTIER POETIQUE 2007 - HYMNEN, para o Ballet de Lorraine, Nancy, França 2005 – Performance para “Laminadas Almas” de Tunga no Espaço Tom Jobim no Jardim Botanico, RJ 2005 – ENCARNADO 2005 - CONTRA AQUELES DIFICEIS DE AGRADAR – Projeto “La Fontaine”, França 2002 - FORMAS BREVES 2002 - BUSCOU-SE PORTANTO FALAR A PARTIR DELE E NAO SOBRE ELE - Culturgest, Lisboa, Portugal
2001 - performance para o projeto "Anos 70: Trajetórias", Itaú Cultural/SP 2001 - Performance para a obra "Teresa", de Tunga, abertura do Centro Cultural Banco do Brasil, São Paudo
2001 - DOIS E UM DOIS - Duos de Dança, Sesc Rio de Janeiro 2000 - AQUILO DE QUE SOMOS FEITOS 1998 - Performance para a abertura da exposição Restropectiva de Lygia Clark, Paço Imperial, Rio de Janeiro 1997- FOLIA II 1997 - RESTA UM , para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro 1996 - FOLIA I 1993 - MA
1992 - CATAR 1990 - GINECEU



Parcerias




PETROBRAS 
A Lia Rodrigues Companhia de Danças recebeu financiamento da Petrobras através da Lei Rouanet - Lei Federal de Incentivo à Cultura - dinheiro público, originário de renúncia fiscal, dentro do programa Petrobrás Cultural 2007 de “Manutenção - por 2 anos - de Grupos e Companhias de Teatro e Dança”. 
Redes de desenvolvimento da maré
Théâtre Jean Vilar – Vitry-sur-Seine / França
“Compagnonnages du Théâtre Jean Vilar”, com o apoio do Conseil Régional d’Ile-de-France/Conventionnement au titre de lapermanence artistique

Fundação Prince Claus

Referências Bibliográficas



http://liarodrigues.com/index.html

http://inteirativa.blogspot.com/2009/08/entrevista-com-lia-rodrigues.html

http://www.serralves.pt/gca/?id=581

http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura/projetos/14/39

http://corporastreado.com/panoramasesi/lia_rodrigues.htm

http://aquilomaisisso.wordpress.com/2010/08/10/cia-lia-rodrigues-20-anos/

http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex. cfm?Paramend=1&IDCategoria=2493

http://idanca.net/lang/pt-br/2010/08/11/lia-rodrigues-comemora-20-anos-de-cia-em-sao-paulo/15919

http://www.bienaldedanca.com/CustomContentRetrieve.aspx?ID=1171598




Companhia de dança Lia Rodrigues - Pororoca 4 -fin-
http://www.youtube.com/watch?v=5UAGehWdsK0


Incarnat - Lia Rodrigues
http://www.youtube.com/watch?v=cRGoucGZ6cg


Companhia de dança Lia Rodrigues - Pororoca 2
http://www.youtube.com/watch?v=UTk_DaPtopo

lia rodrigues companhia de danças
http://www.youtube.com/watch?v=kDu4zKnKZvM




Trabalho desenvolvido pela acadêmica Jaqueline Vigorito.


Download dos arquivos desse trabalho:
Texto: http://www.sendspace.com/file/gmdtil
Slides: http://www.sendspace.com/file/akyiac