Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo

     Companhia teATRODanÇA
   iVALDO BERTAZZo


Ivaldo Bertazzo

Ivaldo Bertazzo, natural de São Paulo, diretor, coreógrafo e educador.
A sua paixão pela dança e pelo movimento começou aos 16 anos e nos anos seguintes, passou a ter aulas com nomes importantes do cenário da dança, como Tatiana Leskova, Paula Martins, Renée Gumiel, Ruth Rachou, Klauss Vianna e Marika Gidali.
Nessa época Bertazzo também viajou o mundo, incorporando as danças étnicas e a cultura de diversos lugares em seu trabalho. A lista de viagens é grande e peculiar, com países como Indonésia, Índia, Paquistão, Tailândia, Irã e muitos outros.
Para Ivaldo Bertazzo todos nós somos Cidadãos Dançantes. Por isso, desde os anos 70, trabalha com pessoas comuns, na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade de cada um.
Em 1975 criou a Escola do Movimento – Método Bertazzo. O objetivo era aplicar o conceito chamado por ele de "cidadão corpo" – por meio de seu Método, ampliar no aluno a consciência, a autonomia e a estrutura própria do movimento. O ensino é replicado para arte-educadores, visando à multiplicação dos seus ensinamentos.
Entre 1976 e 1992, Bertazzo criou 24 espetáculos em dois planos – um da arte mais sofisticada, com bailarinos profissionais e aparato cênico, outro da "dança-cidadania", com não-profissionais e espírito de mutirão.
E para tornar sua Escola e seu Método ainda mais diferenciados que os demais, Bertazzo aprofundou-se na fisioterapia, com estudos sobre o funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica humana.
Desde então, Ivaldo Bertazzo vem desenvolvendo trabalhos com pessoas comuns, de diferentes classes e profissões, todos engajados na educação do corpo e transformação do gesto como manifestação da própria individualidade – batizado por ele de "Cidadãos Dançantes“.
Foi a partir de 1996, com o espetáculo Cidadão Corpo, que ele passou a trabalhar a "identidade brasileira do movimento" numa série de criações marcantes tendo o corpo ligado à questão da cidadania.
Nos últimos anos, Bertazzo vem trabalhando ativamente com a periferia e com empresas privadas. Ao trabalhar com adolescentes em zonas de risco, exerce uma influência que chega a ser transformadora em termos pedagógicos, psicológicos e sociais.
A partir do ano 2000, cerca de 60 adolescentes, de 12 à 18 anos, do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, participaram de um projeto de experimentação dos princípios da coordenação motora, segundo o Método de Bertazzo. Este trabalho gerou três espetáculos: Mãe Gentil (2000), Folias Guanabaras (2001) e Dança das Marés (2002).
Em 2002, voltou para São Paulo, recrutou jovens de ONGs de várias periferias e deu início ao projeto Dança Comunidade – em parceria com o Sesc, com patrocínio da Petrobrás e co-patrocínio do Instituto Votorantim. Os 40 selecionados partiram para um intercâmbio cultural, e da união desses jovens com músicos vindos da Índia e percussionistas de escolas de samba, nasceu Samwaad – Rua do Encontro (2003), que representou o Brasil na França e na Holanda.
Em 2005, foi a vez de Milágrimas, com integrantes da África do Sul, e em 2007, Bertazzo transformou este grupo de jovens em companhia profissional – fundou a Companhia de TeatroDança Ivaldo Bertazzo.

Companhia TeatroDança Ivaldo Bertazzo


Fundada em janeiro de 2007, originada do Projeto Dança Comunidade.
A Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, é composta por jovens e adolescentes vindos da periferia e de projetos sociais.
A Companhia não tem a preocupação de formar bailarinos profissionais, mas preparar os indivíduos para um cotidiano digno.
Mar de Gente, foi o primeiro espetáculo profissional da Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo.
A Cia. continua produzindo e atualmente está em cartaz com o espetáculo Corpo Vivo - Carrossel das Espécies.


Algumas obras coreográficas de Ivaldo Bertazzo

- Samwaad - Rua do Encontro (2004): A música indiana foi uma das principais inspirações para Samwaad, palavra que significa harmonia em hindu. A trilha do espetáculo foi baseada em escrituras sagradas do hinduísmo e fala de iluminação, de entendimento. Além da filosofia, o toque oriental foi dado por uma dançarina indiana e sete ritmistas.
 
- Milágrimas (2005): Foi o trabalho de todo um período, desde o início dos trabalhos de Samwaad, que permitiu a chegar nesse espetáculo, em que, com alguma liberdade, se esboça uma dança mais contemporânea. Pois a formação de um artista exige tempo: somente depois de um período de interiorização e busca consegue-se entrar num processo criativo.



- Mar de Gente (2007): Foi o primeiro espetáculo profissional da Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, fundada em janeiro de 2007, originada do projeto Dança Comunidade.
 


- Noé Noé! - Deu a Louca no Convés (2008): O espetáculo recriou o ambiente de um cais, onde um transatlântico de luxo se prepara para partir com um grupo inusitado de passageiros, formado por prostitutas, cafetões, carregadores e uma indiana enigmática, que aparece proferindo frases de músicas.
 

- Corpo Vivo - Carrossel das Espécies: Desenvolvido em parceria pela Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo e pelo SESC São Paulo, o espetáculo Corpo Vivo - Carrossel das Espécies permite refletir sobre as relações frequentemente desiguais, embora em busca de equilíbrio - entre o homem e a natureza.










Referências Bibliográficas


Ivaldo Bertazzo.  Disponível em: <http://www.ivaldobertazzo.com.br.
Acesso em 12/06/2011 às 20:40h.

Ivaldo Bertazzo - Cine SESC.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vNgI6LRZTXo.
Acesso em 12/06/2010 às 20:50h.

10/09/2010: Metrópolis - Corpo Vivo - Carrossel das espécies. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dVUlY-MJdeU.
Acesso em 12/ 06/2011 às 21:30h.


Trabalho desenvolvido pela acadêmica Denise Anjos Azevedo.

Download dos arquivos desse trabalho:
Texto: http://www.sendspace.com/file/jniogy