Quasar

CIA. DANÇA QUASAR – (DANÇA CONTEMPORÂNEA).

Criada e sediada em Goiânia, Goiás Cia  Quasar é um veículo de manifestação artística que se expressa através da dança contemporânea desenvolvendo uma proposta estética própria e diversa e tem a sua frente o coreógrafo Henrique Rodovalho.

Quasar se consolidou como companhia profissional, independente e alcançou lugar de destaque no cenário da dança contemporânea nacional e internacional. A linguagem própria desenvolvida pelo grupo é referência estética para pesquisadores e críticos de todo País.
           A vinte e três anos vem construindo uma mistura de qualidade artística e engajamento em ações voltadas para a democratização do acesso a dança, a qualificação profissional e a formação de público. A companhia trabalha entre a cultura erudita e a música popular brasileira.

         O reconhecimento no Brasil iniciou-se com o irreverente espetáculo Registro (1997), durante o Prêmio Mambembr , quando o Ministério da Cultura, através da Funarte (Fundação de Apoio à Arte), concedeu cinco premiações à Quasar: melhor do ano nas categorias grupo, espetáculo, coreógrafo, bailarino revelação e bailarina revelação.
Na Cia de Dança Quasar encontramos atividades educacionais que acontecem no espaço Quasar e o relato que a companhia realiza 80 apresentações nas escolas do interior de Goiana, Além da preocupação com a pesquisa, e a formação de profissionais da dança, para isso a Cia promove oficinas e palestras.

Ao analisar os fragmentos de vídeos disponíveis na internet percebe-se a versatilidade das suas propostas e de seus bailarinos no palco, além de uma movimentação constante. Caracteriza-se ainda pela não padronização de elenco, de movimentos e de organização coreográfica.





Companhia trabalha com...
Inversão dos papéis sociais;
Relação do ser humano com o tempo;
-Nos espetáculos usa clima de mistério e sensualidade;
-Solidão do ser humano nos tempos modernos;
-Ousadia em seus trabalhos usando fotografia, vídeo e música ao vivo ao improviso no palco;
-Coreografias baseadas na vida de artistas populares do nordeste brasileiro.;
-Entre outros.



Acadêmica Franciele Serpa